ACERVO

Nessa reserva estão disponíveis etnografias de diversos pesquisadores e orientadores  na área de antropologia. Conta com fotografias e vídeos de alunos do depto. do LEC (Laboratório de Estudos Contemporâneos) e DAM (Depto de Antropologia e Museologia). Em especial, a visitação virtual para a exposição SAPEUR, a mostra registra o primeiro encontro da sapologia no Brasil.

EXPO LA SAPE

ENTENDA A SAPOLOGIA

 

Para um sapeur, mais do que um estilo de vida, a elegância é uma "condição" de estar no mundo, ou seja, condição em que a moda excede suas funções estéticas de representação e distinção sociais, para adquirir valores intrínsecos ao comportamento e à conduta sociais. Deste modo, para os adeptos da sapologie tais valores assumem outras dimensões na vida social, proporcionais ao grau de crença e veneração às grandes griffes ocidentais e ao consumo conspícuo de produtos de luxo importados (camisas, ternos, sapatos, meias, gravatas etc), assim como também o cuidado sempre zeloso com a aparência pessoal e atos performáticos, recriados a cada dia.

Dái porque, em língua portuguesa, ao invés de "ambientadores" (tradução ao pé da letra), talvez, fosse mais adequado chamá-los de "animadores" (Sociedade de Animadores e de Pessoas Elegantes) atributo mais vivo e dinâmico, como é próprio do ato perfomático e apreciada por todos. Com efeito, seguindo o corolário da sapologie, a roupa que se veste é o próprio tecido da pele e por não se pode imaginar um sapeur sem o "dress code" impecável e, sobretudo, aquilo que dá vida e estilo ao que é vestido, isto é, "un moyer de creér une ambiance" (um modo de criar uma atmosfera): princípio norteador que define um sapeur.

O ensaio fotográfico de Silvania Nobre  e a vídeo-arte de Charles martins são testemunhos da presença da SAPE nos trópicos, mais precisamente no Nordeste brasileiro. Os protagonistas de cena são estudantes congoleses de Brazzaville de Kinshasa, conviados em diferente universidades brasileiras. É o primeiro registro da SAPE no Brasil, já que o trajeto de viagem de um sapeur - fora da República Democrática do Congo (Kinshasa e Congo Brazzavile - é Paris: o grande  destino que o legitima.

 

prof. Antonio Motta

 

PESQUISA

Registro da performance Procurando o Sono, uma mitologia Baniwa / Kuripako encenada por

Tuli, juracy, Mônica, Genilton,

Alfredo Mandu, Ricardo Hilário,

Pancho e Avelino.

Pesquisa: Renato Athias

O filme retrata um dia de competições e premiações na praia de Armazém em Porto Novo, Santo Antão-Cabo Verde. Os pescadores comemoram as festas de Colá Son Jon.

Um filme de Alcides Lopes, pesquisador que intitula o Tchida Afrikanu como music teacher, researcher, composer & performer.

 

Projeto Afrodigital - Estação Pernambuco

Pesquisa: Charles Martins

MUSEOLOGIA

Museu de Favela é um museu de território localizado  no Morro do Cantagalo, Rio de Janeiro.

Em seu trajeto, o visitante tem a oportunidade de conhecer o “Circuito Casas Tela”,  este circuito utiliza as casas dos moradores na comunidade como suporte para que os artistas através de técnicas como o grafitte narrem a história da comunidade e suas tensões urbanas.

África fora de Casa - exposição realizada pelos alunos africanos que fazem intercâmbio nas universidades federais do Nordeste. Através da exposição eles mostram seus fluxos culturais e o cotidiano de viver em trânsito pesquisando sobre a África pelo mundo.

Os terreiros de Candomblé, o movimento negro, as ongs  e o público participam na construção das exposições do Museu da Abolição para esclarecer o significado da Abolição como um termo que continua em processo de construção. Este vídeo resume uma série de debates durante 5 anos sobre que tipo de museu gostaríamos de ver.

ACERVO
ACERVO